Lila Costa
Essas pinturas são bem diferentes das outras que normalmente venho pintando. Mas elas surgem também do universo da infância e de coisas que nos são negadas, de bloqueios que são colocados em nossas vidas. O título da série é: "Quando o desenho morre", iniciada no ano de 2020.
Vou redesenhar mais uma vez, desenhos que foram feitos por crianças de 2 a 6 anos de idade. Esses desenhos foram feitos em 2011. Vou redesenhar também desenhos dos meus filhos, de quando eram crianças. Vou fazer também, desenhos de quando eu era criança, alguns que tenho na memória.
Os adultos em muitos momentos matam os desenhos das crianças. Matam com atitudes diversas, que acabam levando as crianças a matarem os seus desenhos e quando isso acontece, não é só a morte do desenho, mas a morte de sonhos, de desejos, a morte de um lugar de fala, de um lugar de expressão. Quero que as pessoas pensem e se perguntem e que principalmente encontrem uma resposta: Quando o desenho morreu? Como? Porque? Para mim, é um trabalho primo do "Proibidos de ser" , os do saco de papel.



